TJ/RS sofre ataque hacker e suspende prazos processuais

Segunda-feira, 3 de maio de 2021.

O TJ/RS sofreu um ataque cibernético que ocasionou a indisponibilidade do site e sistema na última sexta-feira. Até esta segunda-feira, 3, o site está funcionando apenas em link temporário com os principais serviços. Os prazos foram suspensos até nova determinação.

O Tribunal garantiu em nota que o site estático pode ser usado de forma segura para acessas serviços como Eproc, SEEU, SEI, DJE, balcão virtual, plantão de 1º e 2º graus e correio eletrônico.

No âmbito do 2º grau, as sessões virtuais de julgamento em andamento e com pauta disponibilizada a partir de 22 de abril seguem mantidas. As sessões de julgamento telepresenciais restam canceladas até solução dos problemas técnicos.

Circula nas redes sociais áudio que diz que o ataque foi de origem russa e que a perda nos servidores foi total.

Já aconteceu

Não é a primeira vez que o Tribunal gaúcho sofre com ataque cibernético. Em novembro do ano passado, o hotsite informativo do eproc foi adulterado por hackers e uma crítica à Justiça foi postada.

Segundo o tribunal, os processos judiciais e os bancos de dados não foram atingidos. O órgão também informou que as alterações foram corrigidas e medidas de segurança foram adotadas para impedir novos ataques e rastrear os responsáveis pelo crime.

Tribunais como o STJTSE e TRF-1 também foram alvos no ano passado.

Fonte: Redação Migalhas.

Os comentários estão encerrados.

Suporte
WhatsApp chat